A BAGA
Com origem no latim, o nome "Casta" significa "pura; sem mistura".

Ao agregado de características transmitidas pelo solo e pelo clima às videiras, os franceses deram o nome de "terroir" e não podemos falar de castas de videiras sem fazer a sua associação ao terroir.

Conforme o local onde se encontra plantada, uma mesma casta reage de forma diferente, originando diferenças no produto final - o vinho.

Em todo o mundo, existem entre dez a vinte mil castas. No entanto apenas cerca de quinhentas foram isoladas, cultivadas e reproduzidas pelo Homem.

A Baga é a casta tinta predominante da Bairrada, sendo também cultivada em outras Regiões, nomeadamente em Regiões vizinhas. Trata-se de uma casta de elevada produção, com cachos de bagos pequenos e de maturação tardia.

Em solos argilosos e com boa exposição solar, a Baga consegue amadurecer convenientemente e produzir vinhos muito escuros, concentrados de aroma e que podem envelhecer em garrafa durante muitos anos.
OS VINHOS
Os solos mais adequados à vinha são os típicos barros, solos argilosos com maior ou menor teor de calcário, que criam as melhores uvas para vinhos de superior qualidade.

As características ímpares da região ao nível do seu terroir e castas autóctones fizeram dos vinhos Bairrada produtos singulares e únicos no mundo. Vinhos de personalidade forte e sabor genuíno.

A produção de vinhos na Bairrada está documentada desde, pelo menos, o período romano, mas testemunhos mais concretos só surgiram em plena Idade Média.

Foi com a produção de vinho tinto que a Bairrada passou a ser reconhecida como região vinícola por excelência. No entanto, os vinhos brancos têm vindo a assumir ao longo do último século um importante papel, principalmente na produção de espumantes naturais, na qual a Bairrada foi pioneira em Portugal.

A criação de Espumantes aconteceu há 125 anos, pela mão do Eng. Tavares da Silva, nas actuais instalações da Estação Vitivinícola da Bairrada, que "importou" para a Região os preceitos do método Champanhês (método clássico de fermentação em garrafa).

Apesar da sua longa história, o reconhecimento da região da Bairrada como região vitivinícola demarcada tornou-se oficial apenas no ano de 1979.

Os vinhos da Bairrada, ricos e cheios de alma, retratam a terra farta de onde provêm numa variedade surpreendente para uma só região, onde a Baga, variedade que pode originar vinhos base espumante, vinhos rosados e vinhos tintos, assume particular destaque.
A REGIÃO
O território da Bairrada está repleto de pontos de interesse histórico e cultural e contempla uma diversidade de paisagens, onde, em poucos quilómetros, o visitante poderá conhecer lugares distintos e singulares.

Os vinhedos, a serra, as termas, a ria e o mar, complementam os encantos das cidades e núcleos rurais em oito dos municípios da Região Centro - Águeda, Anadia, Aveiro, Cantanhede, Coimbra, Mealhada, Oliveira do Bairro e Vagos.

A Bairrada está geograficamente delimitada a sul pelo rio Mondego, a norte pelo rio Vouga, a este pelo Oceano Atlântico e a oeste pelas serras do Buçaco e Caramulo. Tal localização faz desta região um peculiar espaço, com um clima próprio e um terroir especial, onde o barro predomina.
Bem-Vindo!Acreditamos no consumo responsável de bebidas alcoólicas.Tem idade legal para beber álcool no seu país?
SimNão
  • PT
x
Warning  O seu navegador está desatualizado, possui falhas de segurança e pode apresentar problemas a exibir este e outros websites. Resolver Agora
O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar este website, confirma que aceita a sua utilização. Esperamos que esteja de acordo. Conheça a nossa política de utilização de cookies. Fechar